Menu de Nossos Sites e Blogs Associados

Translate

Páginas

Google Connect

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A Hipótese de Gaia e a Concentração de Conhecimentos sobre a Teoria de Gaia

Muito boa essa coletânea de informes e conhecimentos (escritos em 1990)
http://www.bucaneiros.com/pirata177.htm
sobre a Hipótese de Gaia, partindo dos primórdios, definições de termos, origens, até chegar ao cientista James Lovelock que elaborou a Teoria de Gaia justamente quando participava de um estudo conclusivo sobre a possibilidade de vida em Marte.

A Hipótese de Gaia (1969) parte do princípio de que o planeta é um corpo interagindo consigo mesmo, embora de forma inconsciente, como os glôbulos vermelhos da corrente sanguínea que cumprem seu papel eficazmente sem consciência do seu papel quanto à manutenção do ser.

Interessantíssimo, também, a possibilidade de transformação do Planeta Marte, num novo éden, soltando o Poder de Gaia no planeta vermelho: Alargar a atsmofera de marte com gases de clorofluorcarbono, criando o efeito estufa, aquecendo o planeta. Noutra etapa, implantação, em marte, de microorganismos oriundos dos vales secos da Antártida. Dese modo, essas criaturas minúsculas iriam transformar o dióxido de carbono e a água em oxigênio. Sem predadores ou competidores, esses microorganismos poderiam reproduzir-se de modo a habitar todo o planeta, criando condições para o estabelecimento de colônias humanas.

A leitura inicial sugere que Gaia possui um termômetro que adapta o planeta de acordo com suas necessidades. Se necessita resfriar, cria condições de nuvens para irradiar de volta ao espaço os raios do sol.

A certo momento indaga-se, a comunidade científica, se nós somos parte desse sistema, se somos hóspedes, ou se somos praga.

De repente, "O repente diz tudo: “Os homi- buliro com planeta. O planeta como um cachorro eu vejo. Que quando fica irado com as pulga, se livra delas num sacolejo...”(Música de Raul Seixas)."

De qualquer modo, porém, a simples formulação da Hipótese de Gaia vem servindo para fomento da discussão sobre a manutenção, ecologia, integração, reunindo cientistas especializados em áreas díspares (que de outro modo nunca iriam encontrar-se, debater idéias), de modo a concentrar todo o conhecimento científico, numa intercecção comum, que ora intitulamos Concentração de Gaia, qual seja a reunião de todas as áreas do conhecimento humano que possam de alguma forma contribuir para o entendimento humano e conscientização dessa possibilidade chamada Gaia. (Deusa Grega Gaia; em latim, GEO; em português, Terra.)

by Lustato Tenterrara
for Meus Sidewikis
Amor & Poesias Messenger Love & Passion
http://www.lustatotenterrara.com
http://GoogleSidewiki.ning.com
http://SidewikiGoogle.ning.com
http://SidewikiGaia.blogspot.com
http://SidewikiConhecer.blogspot.com
http://CoisasQueDevemosSaber.blogspot.com
http://SidewikiEcologia.blogspot.com

referente a:

"O repente diz tudo: “Os homi- buliro com planeta. O planeta como um cachorro eu vejo. Que quando fica irado com as pulga, se livra delas num sacolejo...”(Música de Raul Seixas)."
- A Hipótese de Gaia (ver no Google Sidewiki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicações mais Acessadas